Meditação ativa – usando o Corpo como veículo de transformação

Slide1

Caras amigas e amigos,

Em Julho passado, num retiro na Áustria, tornei-me professora de Tog Chöd, onde recebi os preciosos ensinamentos da Espada da Sabedoria diretamente com Tulku Lobsang e onde fui autorizada a ensinar esta prática.

Na próxima semana, quarta-feira, dia 22 de Janeiro, das 20:15 às 21:00, darei uma aula experimental e gratuita em Braga para todos aqueles que desejam saber mais sobre esta prática de meditação ativa.

Mas o que é meditação? Porque necessitamos de meditar?

Meditar significa “voltar a atenção para dentro de si” e estar em plena consciência do momento presente. É fácil observarmos que as nossas mentes se encontram continuamente a pensar no passado (memórias) e/ou no futuro (expectativas). Com a devida atenção e com a prática, é possível diminuir a velocidade dos pensamentos, para se observar um silêncio mental em que o momento presente é vivenciado.
Através da consciência corporal, ganha-se consciência plena ao momento presente e assim, não só a mente acalma, como também podemos usar essa atenção plena para transformar as emoções em qualidades puras. Por outro lado, se o corpo relaxa, dá a oportunidade para se começar a sentir bem-estar e felicidade interna. Esta felicidade interna permite que a mente se sinta feliz e acalme.

É por isso que, o Tog Chöd, sendo uma prática de meditação em movimento que faz uso do corpo, é muito favorável a mentes “barulhentas” especialmente a nós, ocidentais, para quem é tão difícil simplesmente parar e sentar para meditar…
Se o corpo estiver saudável e em felicidade interna (bliss), é mais fácil para a mente se sentir feliz e satisfeita… e assim acalmamos a mente. É por este motivo que a melhor forma de meditar é usando o corpo.

Mas, em que consiste o Tog Chöd?

Tog Chöd significa “cortar o pensamento” e é uma prática tibetana de meditação em movimento.
Esta técnica poderosa deriva de movimentos tradicionais que por vezes são designados como dança Yaman. Alguns também lhe chamam de exercício externo de Lu Jong.
Com estes movimentos, bem como o simbolismo da espada, esta prática serve para reduzir os medos e as expectativas. Este método é o melhor e o mais fácil para meditar sem precisarmos de controlar os nossos pensamentos.
Recorrendo a certos movimentos, à respiração e mesmo a visualizações vamos actuar em todos os sistemas, desde os níveis mais grosseiros até aos mais subtis, do nosso corpo (músculo-esquelético, digestivo, respiratório, circulatório) e da nossa mente – acalmando os pensamentos, transformando as emoções em estados puros de consciência: amor, calma, compaixão, equanimidade, altruísmo. É assim que caminhamos para um corpo saudável e uma mente feliz!
Como diz o precioso mestre Tulku Lobsang, o corpo é a melhor tecnologia deste planeta! Porque este corpo humano tem a capacidade de sentir como nenhum outro ser vivo. E, por isso mesmo, pode ser usado como forma de mudarmos a nossa mente e logo a nossa vida. E esta é a melhor forma de ajudarmos os outros… começando por nós mesmos!

A pedido de várias pessoas, decidi fazer uma aula experimental e gratuita, para que possam conhecer esta prática e decidir, de forma mais consciente, se querem participar no Curso de Nível 1. Contudo, O curso de Tog Chöd – Nível 1 – em Braga, será às quartas-feiras das 20:15 às 21:30. e está previsto iniciar no dia 29 de Janeiro.
Se quiseres saber todas as informações sobre o curso e/ou se te quiseresinscrever na aula experimental e gratuita do dia 22 de Janeiro, quarta-feira, das 20:15 às 21:00, envia-me um email para joanarainha@hotmail.com a manifestar o teu interesse, para que eu possa levar uma espada para ti!

Aqui partilho um pequeno vídeo meu, a praticar alguns movimentos de Tog Chöd, para despertares e aguçares o teu interesse pela prática 🙂 !!

Captura de ecrã 2014-01-13, às 22.01.20

Até breve, um abraço,

Joana Rainha

JoanaRainha_LogoFinal_OUT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s