A eterna questão: Qual a nossa “orientação”? Cabeça, ou Coração?

Slide1

Caros Amigos,

Ao longo do meu processo de crescimento e aprendizagem, onde muitas vezes reina a dúvida, o medo, os conflitos e a confusão mental, tenho tido o privilégio de conhecer pessoas maravilhosas que partilham e acreditam que o melhor caminho ou a melhor “orientação” é a do Coração.

Se, numa sociedade que se orienta maioritariamente pela cabeça ou pela mente, aparece uma pessoa que se orienta pelo coração, no mínimo, surgem algumas dúvidas. Ao que se orienta pelo coração surgem as perguntas “será que estou a ficar maluco?”, “Porque é que só eu é que sinto desta forma?” e, aquele que assiste e que se orienta pela cabeça faz perguntas como: “estás maluco?” “achas que alguém vai acreditar em ti?” ou então, simplesmente ri da loucura do outro… Na verdade, o que segue o coração de alguma forma vem desorientar ou criar desconforto ao que segue a cabeça, vem abaná-lo e criar dúvidas e, o que segue o coração sente-se muitas vezes sozinho, deslocado ou que não há mais ninguém no mundo que sinta como ele e, também fica com dúvidas.

Hoje, gostava de dizer aos que seguem o Coração que não estão sozinhos!! Há mais pessoas que dizem que não a empregos onde as pessoas não sejam respeitadas, ou que desistem de um curso superior no terceiro ano porque descobrem que não é isso que querem, ou que partem numa viagem de aventura à descoberta de quem são e do que gostam, ou que desistem do seu cargo de diretor porque decidem ser pais a tempo inteiro, ou…ou…ou…

E, gostava de dizer aos que se orientam pela sua cabeça que, se começarem a acalmar as suas mentes irão chegar cada vez mais perto dos seus Corações e abrir-se-ão para o Amor.

A inteligência da cabeça é apenas conhecimento porque a verdadeira inteligência é a do coração. Vamos usar a nossa cabeça para o dia-a-dia, para o cálculo… mas, vamos ser inteligentes para não viver apenas uma vida mecânica!! Vamos passar de robots eficientes que trabalham para ter um melhor padrão de vida – mas que, na realidade, não têm vida nenhuma – para viver a vida que vem através do Coração. É através do coração que a Vida e o Amor crescem e, tudo o que é belo, significativo, tudo o que é importante, vem através dele. Como diz Osho “O coração é o seu próprio centro, a cabeça é apenas a sua periferia. Viver na cabeça é viver na circunferência sem nunca se tornar ciente das belezas e dos tesouros do centro. Viver na periferia é estupidez.”

A Elisabete Gomes é uma amiga muito especial que era uma dessas pessoas que ria quando lhe falava das minhas técnicas de acalmar a mente e que, teve a coragem de se permitir “desorientar” para chegar cada vez mais perto do Coração, “apesar dos caminhos difíceis e mal sinalizados.” como diz. Criou um espaço que chamou de “Orientações”, um espaço de “desenvolvimento pessoal, arte, educação, reflexão, discussão, partilha, aprendizagem (…) No orientações não há destinos definidos, os caminhos vão surgindo e o espaço vai sendo construído.”

Convido-vos a conhecer este espaço em http://www.orientacoes.com e fico muito grata à Elisabete pela entrevista que me fez, pela partilha, pela coragem de se dedicar em resgatar o seu Coração para poder ajudar e orientar especialmente jovens e adolescentes no seu caminho de auto-descoberta.

Se quiserem podem aceder à minha entrevista aqui.

Desejo que cada um de nós, orientado ou desorientado :)) descubra o seu Caminho… e que este, seja aquele que nos torne pessoas FELIZES!

Um abraço e até breve,

Joana Rainha

JR_LOGOFINAL

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s