Tog Chöd: O grito de Transformação!

Slide1

Caros amigos,
Há uns tempos atrás, quando vinha em viagem a conduzir o meu carro, especificamente naqueles dias em que estava aborrecida uma das formas que tinha de aliviar alguma tensão era ouvir música mas, aumentando consideravelmente o volume no rádio e, começava a cantar alto, tentando distrair a minha mente daquilo que o corpo estava a sentir… Noutras ocasiões, deixava que a sensação de “estar aborrecida” fosse ultrapassada e substituída pela sensação de “estar zangada” ou “estar muito zangada!!”! Aí, o recurso para aliviar a tensão precisava de ser outro… então, vinha-me uma enorme vontade de gritar dentro do carro mas, rapidamente a minha mente me proibia dizendo “e se alguém ouve?”, “o que vão pensar de mim? vou parecer uma tolinha!” mesmo, quando vinha na auto-estrada onde não havia probabilidade de ser ouvida!!
Então, fui-me apercebendo que, nada tinha a ver com isso mas, tinha a ver com a minha dificuldade em gritar, em expressar a minha zanga através da minha voz, em me fazer ouvir, em validar o que estava a sentir… e, a emoção negativa por trás da sensação de estar zangado é, nada mais nada menos do que a emoção raiva.

  • Quantas vezes, no nosso dia-a-dia temos que lidar com este tipo de emoção?
  • Porque nos permitimos ficar assim?
  • Porque insistimos em culpar os outros por aquilo que sentimos?
  • Quando alguém nos pede algo e queremos dizer que não (e a prova disso é o desconforto que sentimos no nosso corpo) porque não somos capazes de dizer que não?

Uma das práticas que me ajudou muito a transformar esta emoção foi o Tog Chöd. O Tog Chöd é uma das práticas de meditação budista tibetana em movimento que mais me ajudou a resgatar a minha energia, o meu poder interno e a transformar a raiva em compaixão, em mais força mental e o medo em mais coragem. Ela faz uso de uma espada – símbolo de sabedoria – que nos ajuda a cortar medos e expectativas, a focarmos no momento presente e a trabalharmos com o único inimigo que temos: nós próprios!!

Fui-me tornando numa pessoa muito mais capaz de decidir, mais assertiva e a fazer escolhas mais conscientes sem necessitar da aprovação de outros…
E, o mais importante: transformei a ideia de que são os outros que me põem assim e deixei de culpá-los para “eu sou a única responsável pelas minhas escolhas e pela minha felicidade!”

Se quiseres integrar a turma regular de Tog Chöd escreve-me um email – joanarainha@hotmail.com – para te informar das condições. Podes integrar a turma a qualquer momento, não necessitas de ter qualquer tipo de conhecimento nesta prática.

Braga – aula de grupo – quartas-feiras das 20:00 às 21:00 (duas vezes por mês)
PRÓXIMAS AULAS: Dia 9 e 23 de Setembro (marca a tua aula experimental)
Aulas privadas – a combinar

Podes ver um pequeno vídeo (clica na imagem em baixo ou aqui) para teres uma ideia de como trabalhamos o nosso inimigo interno!!

E, já sabes, se não estás capaz de dar sózinho o teu grito de transformação tens agora esta possibilidade e uma turma de outros guerreiros para te apoiarem!

Vem resgatar a TUA FORÇA!

P.S A imagem em cima tem direitos de autor! Foi uma linda surpresa de um aluno meu de Tog Chöd. Grata Paulo Xavier!

Um abraço, até breve,

Joana Rainha

Captura de ecrã 2015-09-8, às 03.12.36

JR_LOGOFINAL

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s