Yoga antes de dormir: dicas para melhorar a sua noite de sono!

Um dos muitos e grandes benefícios do Yoga é a melhoria da qualidade do nosso sono. Depois de algum tempo de prática, os praticantes sentem o corpo mais relaxado, a mente mais calma e começam a dormir melhor. Este relaxamento é fruto de todo o movimento corporal realizado através das posturas (ásanas) juntamente com a respiração.

Apresento-lhe algumas dicas de respiração e quatro posturas perfeitas para relaxar antes de dormir:

RESPIRAÇÃO:
* Experimente inspirar calmamente e expirar de forma suave entrando em contacto com o seu corpo. Depois de algumas respirações introduza contagens, procurando inspirar em quatro tempos, deixando o ar circular e expirar em oito tempos.

ÁSANAS (posturas):

Balasana (postura da criança)

De joelhos no chão, coloque as suas pernas de modo a que os dois dedos grandes dos seus pés se toquem. Afaste os seus joelhos um do outro. Deixe o tronco cair entre os seus joelhos e repouse a sua testa no chão. Procure aproximar o seu peito do chão, alongando a sua coluna a cada expiração. Relaxe os braços e coloque-os ao longo do seu corpo com as palmas das mãos voltadas para cima. É muito importante que se mantenha a respirar.

Uttanasana

De pé, coloque os pés paralelos e unidos e solte os joelhos. Inspire, elevando os braços até cima da cabeça e, ao expirar flita o seu tronco à frente, aproximado-o das suas coxas. Se o seu corpo permitir pode agarrar os tornozelos com as mãos e manter-se a respirar na posição.
Outras variantes: agarre os seus cotovelos se quiser uma postura mais activa ou deixar simplesmente os seus braços penderem se quiser relaxar mais. Rode a cabeça suavemente para libertar alguma da tensão que acumula nos ombros e pescoço.

Viparita Karani (postura de ação invertida)

Sente-se de lado próximo a uma parede, com a parede à sua esquerda.
Deite-se sobre o lado direito, olhando na direção oposta da parede e com as nádegas completamente encostadas na mesma. Usando os braços, eleve as pernas contra a parede enquanto vira para a esquerda e se deita sobre as costas. Deixe os braços relaxados nas laterais do corpo. As palmas podem ficar para cima para ter mais abertura ou para baixo para maior apoio. Respire fundo nessa posição por pelo menos cinco vezes.
Nota: pode usar uma manta ou almofada por baixo da sua lombar para maior conforto na postura.

Savasana

É uma das posturas de descanso mais populares no yoga. Deite-se no tapete, com a cabeça voltada para cima. Mantenha os pés e as pernas afastados. Abrace os seus joelhos, aproximando-os do seu tronco enquanto inspira. Ao expirar, devolva-os ao tapete. Relaxe os braços e mantenha as palmas da mãos voltadas para cima. Relaxe o pescoço e a linha dos ombros rodando a cabeça suavemente do lado direito para o lado esquerdo e vice-versa. Mantenha o queixo recolhido ao peito para alongar a sua cervical.

Desejo-lhe uma ótima noite e um sono feliz!

Joana Rainha

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s