Saudação ao sol: tudo sobre esta famosa sequência do Yoga!

A forma como começamos a nossa manhã pode condicionar o nosso estado de espírito durante todo o dia. Por isso, é importante cultivarmos rituais matinais que nos façam sentir bem e que nos garantam a força que precisamos para as horas seguintes.
Apesar de poder ser praticada a qualquer hora do dia, a saudação ao sol (ou, surya namaskar) não é mais do que isso: um ritual em que damos as boas-vindas ao novo dia e renovamos as nossas energias.

Em que consiste a Saudação ao Sol?

É uma sequência de 12 posturas do yoga, por isso, mesmo que seja uma pessoa muito ocupada ou que tenha pouco tempo é um excelente exercício que lhe traz inúmeros benefícios investindo pouco do seu tempo. Do ponto de vista prático, é uma das sequências de posturas mais conhecidas e utilizadas no yoga. E pode assumir inúmeras variações. As mais conhecidas são as versões A e B, mas todas as variações da saudação ao sol são sempre reagrupadas e concebidas para criar um programa de exercício que faça uso de todo o nosso corpo. A ideia é activar os músculos, tendões, ligamentos, articulações e até os nossos órgãos internos.

Quais os benefícios da Saudação ao Sol?

Esta sequência de posturas oferece uma série de benefícios interessantes para cada parte do corpo: coração, fígado, intestinos, estômago, peitoral, garganta e pernas – o corpo todo de cima a baixo.
* alonga e desenvolve flexibilidade corporal;
* em ritmo acelerado, fornece um bom tipo de exercício cardiovascular;
* em ritmo lento, as posturas ajudam a tonificar os músculos e podem ser relaxantes e meditativas;
* alivia a rigidez corporal;
* embora seja uma prática em si mesma, a Saudação ao Sol forma uma excelente ligação entre os aquecimentos e as posturas intensas de yoga;
* purifica o sangue e aumenta a circulação sanguínea pelo corpo, garantindo o funcionamento correto do estômago, intestinos e nervo central;
* ajuda a equilibrar as três constituições – Vata, Pitta e Kapha – das quais o corpo é feito.

Veja no quadro em baixo mais vantagens desta saudação e como pode até perder peso com esta sequência em poucos minutos!

Número de repetições da sequência

O número de vezes que escolhe repetir a sequência é definido por si. No entanto, a repetição por 108 vezes da saudação ao sol é uma prática habitual dos yogis mais empenhados. Nesta prática, assinalam-se alturas específicas do ano como os solísticios e equinócios, altura em que a natureza se renova e os nossos corpos pedem essa renovação também. O número 108 é considerado um número sagrado, por diversas razões matemáticas, físicas e metafísicas. Se multiplicar 1 elevado a ele mesmo por 2 elevado à 2ª e por 3 elevado à 3ª o resultado é 1 x 4 x 27 = 108. Outro exemplo é a distância média entre a Lua e a Terra que é de 108 vezes o diâmetro lunar.

Confira todos estes benefícios experimentando começar o seu dia saudando o sol.
O seu corpo acorda para um novo dia e fica revigorado! A mente acalma e desperta. 

Joana Rainha

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s