Grandes homens e o Yoga: o segredo do músico Sting
“Quando se chega a uma determinada idade, apercebemo-nos que a vida é limitada. Podemos ficar depressivos por causa disso, ou podemos dizer, vou apreciar cada minuto no seu potencial máximo.” Sting – in USA today
Sting é conhecido como uma estrela do Rock mas muitos desconhecem que ele é também um Yogi. Nasceu em 1951. Sim… 1951! Dá para acreditar que este senhor tem atualmente 65 anos? Qual será o seu segredo?
Em inúmeras entrevistas ele fala sobre a sua relação com a esposa, a atriz Trudie Styler, e de como o mindfulness, o yoga e o tantra se refletem na qualidade do seu relacionamento.
Sting e Trudie Styler estão juntos há 30 anos e ele diz que o casamento é um trabalho árduo: “Eu acho que os casamentos muitas vezes falham porque uma vez que as pessoas assinam o contrato, eles dizem: ‘É isso aí’. Mas um relacionamento é um organismo vivo e que respira, precisa de ser nutrido, precisa evoluir, ser ajustado, precisa de compromisso e flexibilidade “.
Como Sting começou no Yoga
Sting diz que precisa de estar fisicamente em forma, porque a sua profissão assim o exige (as viagens constantes, os espetáculos…). Inicialmente, o músico era cético e pensava que o Yoga não era mais do que ficar sentado a olhar para o umbigo. Foi já depois dos 30 anos que Sting teve contacto pela primeira vez com o Yoga. Apesar de estar em forma percebeu que não era capaz de realizar todas as posturas. Intrigado, decidiu levar a sério a prática e até hoje nunca mais deixou de a fazer regularmente.
O Yoga é tão importante para ele que hoje em dia não sobe ao palco sem fazer uma sessão. Na verdade, a banda inteira faz uma sessão de yoga em conjunto antes das suas atuações para aumentar a coesão e o espírito de equipa.
Benefícios do Yoga para Sting
Sting diz que a sua prática regular de Yoga lhe dá mais energia para as tarefas diárias e atesta os benefícios mentais e espirituais do yoga. Segundo ele, ajuda-o a entender a conexão entre o corpo e mente e que isso o ajuda também a envelhecer de forma mais graciosa. À medida que envelhece, Sting diz que o Yoga o ajuda a tornar-se cada vez mais contemplativo.
“O Yoga enriqueceu a minha vida, permitindo-me melhorar fisicamente; O que é muito inspirador, especialmente quando se envelhece. Eu faço imensos tours e estar na estrada nem sempre é fácil… Como a música, o yoga é uma viagem – uma que é longa o suficiente para que se continue a desenvolver e a aprender. Não vejo um fim nisso.”
Quem não deseja chegar assim aos 65 anos?
Joana Rainha